Cardápio Musical – Kiss



Os quatro cavaleiros do apocalipse

Nova York 1973 nascia uma das maiores bandas de hard rock do mundo.Kiss uma banda que a terra jamais vai esquecer Gene Simons (baixo)”Samurai do diabo, Paul Stanley (guitarra & voz)doutor amor, Peter Criss(bateria) homem gato, Ace Frehley (guitarra)homem espacial, esta foi a primeira de inúmeras formações do Kiss.
A primeira atitude para diferenciar o grupo recém-criado foi a mudança de nome dos integrantes, assumindo personagens exclusivos da banda. O vocalista e baixista Klein tornou-se Gene Simmons (The Demon), o guitarrista Eisen mudou para Paul Stanley (The Starchild), Criscoula para Peter Criss (The Catman) e Paul Frehley para Ace Frehley (Space Ace).

Dando mais algumas pitadas de irreverência à banda, os integrantes decidiram usar maquiagem e criar um figurino próprio. A maquiagem foi escolhida de acordo com a personalidade e desejos de casa um. Já a roupa foi inspirada em super-heróis e em personagens de quadrinhos japoneses. Durante muito tempo, a verdadeira identidade dos integrantes da banda permaneceu desconhecida, devido aos personagens assumidos por eles.
Faltava o nome para a banda,e escolheram o nome inspirado num concurso de Nova Iorque, Kiss. A maquiagem foi definida se baseando em elementos referentes a verdadeira personalidade de cada um. Gene Simmons adora filme de terror e assumiu uma maquiagem que o deixaria com cara de mau. Paul pintou uma estrela em seu olho direito pois sonhava em ser um astro do rock. Ace concebeu sua maquiagem baseada no espaço sideral e numa estética futurista por ser uma pessoa "aérea" e dispersa. Por adorar felinos, Peter adotou uma imagem de homem-gato, acredita ainda que tenha sido um gato em outras encarnações.
Uma coisa que se tornou um ícone da banda é a língua de Gene Simmons e para os shows efeitos especiais sonoros, de luzes e fumaça aliados a velas acesas e um imenso letreiro luminoso contendo o logótipo da banda. Em Kiss11973, na cidade de Nova Iorque aconteceria o primeiro show de grande porte do Kiss. Para tanto, eles contrataram a popular banda Brats para abrir o show e mandaram convites a imprensa em nome do Kiss e como se já não bastasse, mesmo endividados até o último fio de cabelo, alugaram uma limusine para chegar ao local do show em grande estilo. Tudo isso para tentar passar ao público e a imprensa a imagem de que o Kiss já era uma banda famosa.
O primeiro álbum da banda, auto-intitulado, foi lançado em 1974, rejeitado pela crítica e com baixos índices de vendas. O segundo, porém, agradou e desta vez chamou a atenção até daqueles que criticaram o álbum de estréia. O disco levou o título de “Hotter Than Hell” e ganhou destaque com a música “Let Me Go Rock N’ Roll”.
Uma frase se repete nos shows da turnê do segundo trabalho, tornando-se o slogan do Kiss. A frase, traduzida, é a seguinte: “Vocês Queriam os Melhores e Vocês Têm Os Melhores. A Banda Mais Quente do Mundo, Kiss!”.
Aproveitando o momento de sucesso em 1975 lançaram Alive!, primeiro álbum da banda a obter Disco de Ouro. Kiss foi uma das primeiras bandas a lançar um álbum duplo gravado ao vivo. Alive! foi um marco para a indústria fonográfica e para a banda que anos depois lançou Alive II; em 1977, o Alive III; e em 1993, o Symphony: Alive IV, em um concerto que ocorreu junto com a Orquestra Sinfônica de Melbourne. Mas nenhum deles superou o enorme sucesso que foi o Alive!, que com mais de 15 milhões de cópias vendidas, foi um dos albuns mais vendidos do Rock.
Com o sucesso estrondoso de Alive! o Kiss entrou em estúdio para gravar um novo álbum, e em 1976 lançaram Destroyer, outro grande sucesso (a essa altura os 3 primeiros discos já haviam se tornado sucessos). A capa de Destroyer apresenta paradigmas típicos de revista em quadrinhos, retratando, através de uma ilustração, a imagem da banda como super-heróis que invadem Nova York ao cair da noite. Com Destroyer vem mais hits como "Detroit Rock City", "Shout It Out Loud", "God Of Thunder" e a balada, vencedora de vários prêmios, "Beth" composta por Peter Criss, um dos grandes sucessos do Kiss até hoje. O disco foi produzido por Bob Ezrin. A partir dai o Kiss ficou conhecido mundialmente, como Europa e principalmente Japão, com o sucesso no Japão a gravadora lança um box The Originals.
Com o sucesso o Kiss começa a aparecer freqüentemente nas TV americanas e vai criando uma legião de fãs apaixonados pela banda. Nesta fase, surge o empresário Bill Aucoin, renomado profissional que passa a controlar os negócios do Kiss, desde posters até camisinhas. Funda-se o Kiss Army, exército de fanáticos em todo o mundo que são comandados pela própria banda.
No segundo semestre do mesmo ano lançaram Rock And Roll Over com hits como "Hard Luck Woman" e "I Want You". Com a Rock And Roll Over Tour, o Kiss vai pela primeira vez para o Japão, país onde seriam idolatrados. É um ano calmo para a banda, que, a esta altura já está incluída na categoria de super-grupo, devido a magnitude de seus shows.
Em 1977 lançaram Love Gun. Neste álbum Ace canta pela primeira vez. A música é "Shock Me". A capa do disco é novamente referência a personagens de quadrinhos, no desenho estão os quatro integrantes da banda como super-heróis, sendo adorados por um séquito de mulheres devidamente maquiadas. Em um dos concertos desta turnê, Gene Simmons mais uma vez queima o cabelo. No mesmo ano lançaram Alive II, mais um ao vivo, só que este possui no lado B do segundo disco com 4 músicas inéditas. Ace só gravou a guitarra uma dessas músicas, "Rocket Ride", que ele mesmo canta. As outras, quem gravou foi Bob Kulick, amigo pessoal da banda. Foi pedido a Bob Kulick que tocasse de forma similar a Ace, para que o som não soasse diferente. Nessa época já havia muitos produtos do Kiss. A Marvel Comics lançou uma revista em quadrinhos do Kiss onde a tinta vermelha usada para fazer a revista tinha o sangue de cada um dos membros do grupo.
A turnê do Kiss começava a ganhar ares de monstruosa. Envolvia cerca de 50 pessoas na equipe, dentre elas havia um "batedor", cuja função era providenciar hotel, limusines e alimentação especial para cada um dos integrantes (Paul Stanley exigia comida japonesa, Ace preferia pratos vegetarianos, etc); um chefe de segurança; um produtor responsável pela movimentação da equipe e do equipamento; um manager de palco; um figurinista, responsável também pela maquiagem; um técnico em efeitos especiais; um técnico para guitarra, outro para baixo e um para bateria; três carpinteiros; um motorista; um tesoureiro e um produtor geral, responsável por toda a equipe. A parafernália usada nos shows não deixava por menos, eram: 16 toneladas de equipamento pessoal; 24 toneladas de som; 17 toneladas de luz; 18 toneladas de cenário. Tudo isso obviamente não ficava barato, e a produção se tornava milionária. Com o som e a iluminação eram gastos um milhão de dólares e só o custo do cenário estava avaliado em cerca de 1.100.000 dólares. Eram necessárias 24 horas de trabalho intenso para montar toda a estrutura do show. Tudo ficava pré-estabelecido nos contratos, desde a dimensão do local escolhido para a apresentação até caracterizações detalhadas sobre os camarins. E de escasso, o dinheiro passou a ser farto, nessa época a banda também já possuía seu próprio avião, chamado Of Course. Desde 1975 até 1980, o grupo Kiss já havia percorrido cerca de 3.000.000 km.
Em 1978 são lançadas duas coletâneas Double Platinum e no Japão sai o box The Originals II. E a banda alcança seu auge, dá um tempos no concertos e cada integrante decide lançar um álbum solo (mas ainda com a assinatura da banda), o que mostrava que o ambiente não era dos melhores e a vaidade de cada um falava mais alto na época. Esse foi o começo da saída de Peter Criss e Ace Frehley. Neste período, a banda começa a associar a sua imagem em quase tudo, o que fazia que ficassem cada vez mais populares e arrecadassem mais dinheiro. No mesmo ano, a banda é convidada a realizar um filme, com o propósito de serem transformados em super-heróis. Kiss Meets The Phantom Of The Park, tem o roteiro baseado em mostrar os quatro heróis travando uma luta contra um vilão de um parque de diversões que criou bonecos iguais a eles para fazerem o mal.
Atritos entre os integrantes da banda vinham se arrastando por algum tempo, causando até um declínio no sucesso do Kiss. Durante as gravações de “Dynasty”, em 1979, a saída de Peter Criss é decretada por seus colegas, devido ao consumo excessivo de drogas.
Este fato deu brecha para a entrada de Eric Carr, que permaneceu até 1991, ano em que o músico faleceu. No ano de 1982, é a vez de Ace deixar a banda e de Vinnie Vincent preencher o lugar, mas só por alguns meses, logo foi substituído por Mark St. John, e com essa formação gravaram o disco “Animalize”, cujo principal single foi “Heaven’s On Fire”.
Mark deixa o grupo no mesmo ano em que entrou por problemas de saúde, e o Kiss conta com Bruce Kulick para fazer a parte dele na guitarra solo. Em 1983, numa tentativa de reavivar a notoriedade da banda, os integrantes resolvem abolir a maquiagem e lançam o disco “Lick It Up”, tendo a faixa-título e a música “All Hell’s Breakin’ Loose” como singles.
Com a morte de Carr, a banda recebe Eric Singer na bateria. Neste meio tempo lançam “Revenge”, em 1992, e “Carnival Of Souls: The Final Sessions”, de 1997, além dos discos ao vivo “Alive III”, de 1993, e “Kiss Unplugged”, em 1996.
No ano de 1997, a banda volta às origens com o retorno da maquiagem, das roupas e dos veteranos Ace Frehley e Peter Criss. Esta formação permanece intacta durante quatro anos, enquanto o álbum “Psycho Circus” é gravado. No meio da turnê do disco, o baterista Peter ausenta-se por motivos de saúde, sendo substituído por Eric Singer.
A última formação foi acertada em 2004 e perdura até os dias de hoje. Os integrantes são Gene Simmons, Paul Stanley, Tommy Thayer e Eric Singer. De lá para cá, algumas coletâneas puderam ser conferidas pelo público, mas nenhum álbum de música inédita foi gravado desde “Psyco Circus”.

Discografia 

1974 - Kiss - Kiss
1974 - Kiss - Hotter Than Hell
1975 - Kiss - Dressed To Kill
1975 - Kiss - Alive!
1976 - Kiss - Destroyer
1976 - Kiss - Rock And Roll Over
1977 - Kiss - Love Gun
1977 - Kiss - Alive II
1978 - Double Platinum
1978 - Ace Frehley
1978 - Gene Simmons
1978 - Paul Stanley
1978 - Peter Criss
1979 - Dynasty
1980 - Unmasked
1981 - Music From The Elder
1982 - The Killers
1983 - Lick it up
1984 - Animalize
1985 - Asilo
1988 - Smashes, Thrashes & Hits
1987 - Crazy Nights
1989 - Quente In The Shade
1992 - A Vingança
1993 - Alive III
1994 - Kiss My Ass
1996 - MTV Unplugged
1996 - Você queria o melhor, você tem o melhor!
1996 - Greatest Kiss
1997 - Carnival Of Souls (The Final Sessions)
1998 - Psycho Circus
2003 - Symphony Alive IV
2008 - Kiss Best - Kissology

Curiosidades
 
1. Paul Stanley já usou mais de 50 guitarras diferentes num único show.
2. "Kiss Me" foi o número dois na lista da Billboard Hot 100 e o número quatro na UK Singles Chart.
3. Ace Frehley se considera a ovelha negra da família. Sua irmã é doutorada em química e seu irmão é um guitarrista clássico
4. O sangue do Kiss, que foi retirado dos músicos para ser misturado à tinta com foram impressas suas histórias em quadrinhos, foi levado para a gráfica num caminhão blindado
5. A primeira coisa que Peter comprou com os "royalties" ganhos no Kiss foi uma lápide para o túmulo de sua avó
6. Eric Carr era canhoto em absolutamente tudo que fazia, exceto tocar bateria
7. Por enquanto, o show do Kiss "Kiss Unplugged" é o segundo mais assistido na lista de shows da MTV Unplugged, perdendo apenas para o show de Robert Plant e Jimmy Page
8. Os solos de guitarra nas músicas All american man e Exciter foram gravados por Rick Derringer
9. O álbum Animalize foi o que mais vendeu na década de 80, atingindo mais de 2 milhões de cópias
10. Antes de começar a tocar, Gene era professor primário de Inglês
Trazemos para vocês “I WANNA ROCK AND ROLL ALL NIGHT” linda performance do Kiss.
Tradução
Fontes: Wikipedia/Muita Música


         Atenciosamente
       
Opinião do Mau - Tudo de bom pra você

Seguidores