Acne pode matar!

 

A hipocrisia humana, causa sérios problemas aos próprios humanos, um fator que mais nos prejudica é o tal padrão de beleza pregado por todos e principalmente por quem forma nossa opinião, os meios de comunicação.
A indignação principalmente dos adolescentes em não estarem inseridos neste padrão por serem atingidos pela acne, os levam a atitudes e pensamentos devastadores para si e aos que os rodeiam. É o que afirma uma pesquisa da Universidade de Ontário (Canadá).


Adolescentes complexados, segundo os pesquisadores, representam um risco em potencial, que deve ter um tratamento psicológico tão ou mais atencioso do que o físico em si. No caso da pele do rosto, que obrigatoriamente fica sempre exposta ao público, a questão é ainda mais delicada.

Mas alguns cientistas acham que o causador dos problemas psicológicos não é a acne em si, mas o remédio com que ela é tratada. A isotretinoína, nome do fármaco, parece ser uma substância responsável por sintomas de depressão e pensamentos suicidas. Esse composto químico é usado como agente ativo em medicamentos fortíssimos que combatem problemas assim.
Na Noruega a universidade de Oslo, pesquisadores examinaram mais de 3000 adolescentes entre 18 e 19 anos e quase 14% deste grupo foram de portadores de acne. Quase 1/4 destes 14% confessaram já ter passado por suas cabeças pensamentos suicidas.

Todos nós já vivenciamos alguns adolescentes com acne não raramente são chicoteados moralmente por muitos, levando-os assim, serem pessoas propensas a pouco amigos, menor desempenho escolar, redução da auto-estima, vergonha de sair de casa e depressão. O pior é que a acne geralmente aparece na adolescência, quando as pessoas tendem a ser mais inseguras socialmente.
No caso das meninas o problema normalmente se agrava, por serem elas dispostas a fazerem tratamentos mais agressivos com varios remédios, trazendo estes medicamentos agentes maléficos nos seus compostos químicos.

Em países ricos a taxa de suicídio chega ser a segunda maior causa de morte de adolescentes com acne.

 Acne tem cura?

Embora existam métodos que levem à sua diminuição ou extinção, não existe uma cura específica, pois a acne não é uma doença específica. Sendo uma doença com base em outros eventos, a sua cura tem ramificações, daí a existência de metodologias. Reconhece-se o peróxido de benzoíla eficaz contra a bactéria da acne, que normalmente diminui com a idade, acabando depois dos 20 anos. Em casos especificos, ela pode surgir mesmo depois da adolescência, desencadeada por um desequilíbrio hormonal, mais comumente apresentado em mulheres.

Há um medicamento chamado Roacutan ou que propõe secar as glândulas sebáceas, eliminando assim a acne para sempre. Os tratamentos realizados com o remédio tem trazido bons resultados. Uma porcentagem de 90% dos usuários tiveram a cura efetiva da acne, enquanto outros 10% após algum tempo ouve o ressurgimento, sendo assim tiveram que refazer o tratamento. Porém o Medicamento tem sérios efeitos colaterais incluindo sangramento nasal, dores musculares, aumento do colesterol e triglicerídeos, dor de cabeça e queda de cabelos.

Opinião:

Vamos tentar mudar nossa visão, o ser humano é muito mais que esta mascara padrão ditada por nossa hipocrisia.

Technorati Tags: ,,,,,,,,,,,,,,

Seguidores