As maiores bocas do mundo

Mulher de boca grande190
As mulheres da Tribo Surma, têm como costume o uso de discos de madeira em seus lábios inferiores. O que leva a acreditar serem elas as mulheres detentoras da maior boca do mundo.
Em ocasiões festivas, também costumam pintar seus corpos. O tamanho do disco é proporcional à grandeza do dote que a família da noiva pode pagar ao noivo. Elas só podem tirar o disco quando não há homens por perto. Para essa tribo, quanto maior o disco, mais bonita e rica é a mulher!
O uso do lip plate no lábio inferior é combinado com a retirada de dois dentes frontais inferiores.

Em grande parte dos idosos o tamanho do ornamento é um sinal de importância econômica e social, em algumas tribos.        


Entre os Surma e Mursi, tribos do Vale do Rio Omo, na Etiópia, cerca de 6 a 12 meses antes do casamento da mulher, o lábio é perfurado por ela mesma.

Nesta época, tem entre 15 a 18 anos de idade. Seu lábio é cortado com um diâmetro em torno de 20 mm, onde uma simples peça de madeira é inserida e após 2 a 3 semanas a joia é substituída por uma peça com cerca de 40 mm de diâmetro, que será seu primeiro prato feito em argila.
Cada mulher produz artesanalmente sua própria peça, e isso é motivo de orgulho.
                                                  
Algumas mulheres chegam a usar pratos entre 80 mm a 160 mm, porém após o casamento muitas interrompem o uso, e deixa seu lábio retrair.


Quanto mais velha a mulher, maior a placa de cerâmica, aqui neste vídeo os maiores Plates já registrados.



Outro povos que fazem uso da lip plate.
Mursi e Surma (Suri): Mulheres da Etiópia. Os homens Suyás, no brasil. As Saras, mulheres do Chade (usavam Lip Plate até adécada de 1920).
Os Makondes da Tanzânia e de Moçambique (usavam até poucas décadas atrás, porém apenas no lábio superior).
Os Botocudos, costas brasileiras (em alguns séculos atrás os homens e mulheres desta tribo usavam o lip plate).
Aleúte, Inuit e outros povoso indígenas do norte do Canadá e Alasca, mais conhecidos como Esquimós, usavam grandes lip plates, porém seu uso foi esquecido no século XX.
Algumas tribos como Zo-E no Brasil, Nuba no Sudão e Lobi na Africa ocidental usavam ornamentos nos lábios que são cumpridas e não muito largas, como estacas.
Hoje em dia, algumas pessoas do movimento Moderno-Primitivo, adotaram o uso de Big Labrets e Lip Plates por diferentes Razões.

Seguidores