Cardápio Musical - Van Halen

 

Van Halem

Pasadena,Califórnia 1972 surgi uma das mais badaladas bandas de hard rock americana.

Van Halen nome originado da família de músicos do mesmo nome, O pai de Edward e Alex tocava clarinete e os filhos aprenderam a tocar piano clássico desde suas infâncias. Mais tarde, resolveram trocar o piano por uma guitarra e uma bateria. O mais curioso é que Eddie tocava bateria e Alex, guitarra. Porém, com o tempo, Alex se interessou pela bateria e tão logo já estava tocando melhor que o irmão, que decidiu investir na guitarra. Isso tudo se deu no final dos anos 1960 e início dos 70.

Os irmãos faziam covers em algumas bandas, quando Eddie, que também fazia os vocais nas bandas em que tocava na época, conheceu David Lee Roth em 1972, que havia se mudado para a Califórnia e até então fazia parte da banda The Red Ball Jets. David foi convidado para ser o vocalista e logo começaram a tocar juntos.

Ao sucesso

Em 1978 saiu o primeiro álbum: Van Halen

O sucesso veio não só do público, mas também da crítica, especialmente pela faixa Eruption - um solo de guitarra que elevaria Eddie Van Halen ao mais alto patamar da história da guitarra - e também pelo single "Jump" (do sexto disco, 1984, homônimo do ano de lançamento), colocando definitivamente o nome do Van Halen na história do rock.

Para muitos e principalmente para os mais novos, o nome Van Halen pode não significar nada ou muito pouco, mas na verdade muitas das suas músicas fizeram um enorme sucesso no nosso país. Para além das roupas que não passaram despercebidas, a banda era principalmente reconhecida pelo excelente guitarrista Eddie van Halen, considerado por muitos o melhor guitarrista do mundo.

Em 1983, Eddie Van Halen participou como convidado da canção "Beat It", do álbum Thriller do cantor pop Michael Jackson, o que não agradou muito o vocalista David Lee Roth.

Nos cinco anos decorrentes, a banda lançou mais 5 álbuns, mantendo sua formação original. Em Janeiro de 1983 a banda se apresentou no Brasil (e também na Argentina, Uruguai e Venezuela). A banda não voltou desde então.

A formação original durou até 1984, quando por motivos de desentendimento, David Lee Roth decidiu sair para carreira solo.

Em meados de 1985, Frank Zappa recomendou um novo vocalista para o Van Halen: Sammy Hagar. Logo no primeiro encontro no estúdio, foi composta Summer Nights. Esta música comprovou que o indicado Sammy seria o substituto perfeito para a banda. Em 1986, lançaram o disco 5150, um trabalho que não decepcionou os fãs que estavam empolgados com o sucesso de 1984. Este disco também se tornou o número #1 das paradas norte-americanas, composto por singles bem sucedidos como Dreams e Why Can't This Be Love?. Os fãs preocupados podiam agora dormir tranqüilos, pois o Van Halen estava de volta, com força máxima, novo vocalista e tendo o início de uma nova era.

Foram lançados mais 4 discos, muito sucesso e uma nova preocupação para os fãs. Sammy dizia que tinha sido despedido da banda, apesar de Eddie insistir que o vocalista saiu amigavelmente e por vontade própria. Não se sabe ao certo o que ocorreu, o fato é que David Lee Roth voltou para gravar duas músicas, Can't Get This Stuff No More e Me Wise Magic, que seriam incluídas no Best Of Vol. 1, de 96. Dizem que isso provocou ciúmes em Sammy. Cogitou-se a idéia de uma volta à formação original, o que não aconteceu naquele momento.

No início de 1998, foi lançado o álbum Van Halen III que foi um fracasso.

Em 1996 é lançada a coletânea "Greatest Hits - Volume I", com duas músicas inéditas gravadas com David Lee Roth nos vocais. Em 26 de abril de 2001, Eddie anunciou no site oficial da banda que fora examinado por três oncologistas e três neurocirurgiões, que afirmaram que ele estaria "mais saudável do que nunca e vencendo o câncer".

Em 2004, Sammy Hagar volta à banda e grava a coletânea "The Best of Both Worlds" com três músicas inéditas, faz uma turnê pelos Estados Unidos e sai da banda novamente deixando os fãs a ver navios.

Em 2005, depois de uma nota publicada pelo baixista Michael Anthony, no site oficial, voltou a se questionar sobre o futuro da banda.

Em 2006 Sammy e o baixista Michael Anthony saem do grupo e ,após isso, o filho de Eddie, Wolfgang, faz os primeiros ensaios no baixo. Novamente é cogitado o retorno de Dave. Eddie grava solo, pela primeira vez, duas músicas (instrumentais) para um filme adulto "Sacred Sin: Catherine e Rise". Ainda no mesmo ano, o site oficial da banda deixa de existir.

Em agosto de 2007 a banda Van Halen convoca uma coletiva e anuncia o tão esperado retorno, agora com a formação: David Lee Roth, Eddie Van Halen, Alex Van Halen e Wolfgang Van Halen, filho de Eddie que entrou no lugar de Michael Anthony para tocar baixo.

Uma nota oficial da editora Warner/Chappell Music, que tinha o objetivo de anunciar a renovação do contrato com o Van Halen, acabou deixando escapar que o grupo está gravando um álbum de inéditas, e com David Lee Roth como vocalista. De acordo com a nota, que confirmou os boatos que há tempos rolam na web, o disco deve ser lançado só em 2011. Será o primeiro álbum do grupo com David Lee Roth desde “1984”.

Tradução


Minha Assinatura Digital3[7]

Seguidores