Grandes Escritores Brasileiros – Paulo Coelho

Paulo Coelho
Oitavo ocupante da Cadeira nº 21, eleito em 25 de julho de 2002 na sucessão de Roberto Campos e recebido em 28 de outubro de 2002 pelo Acadêmico Arnaldo Niskier.
Paulo Coelho nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 24 de agosto de 1947. Filho do engenheiro Pedro Paulo Coelho e de Lígia Coelho. Fez seus estudos no Rio de Janeiro. É casado, desde 1981, com a artista plástica Christina Oiticica.
Antes de dedicar-se inteiramente à literatura, trabalhou com diretor e autor de teatro, jornalista e compositor. Escreveu letras de música para alguns dos nomes mais famosos da musica brasileira, como Elis Regina e Rita Lee. Seu trabalho mais conhecido, porém, foram as parcerias musicais com Raul Seixas, que resultou em sucessos como “Eu nasci há dez mil anos atrás”, “Gita”, “Al Capone”, entre outras 60 composições com o grande mito do rock no Brasil.

Foi diretor da companhia discográfica CBS e do jornal Express Underground, professor de teatro e secretário de redação do jornal O Globo. Fundou a Revista 2001.
Atualmente, tem uma coluna semanal em O Globo, e em outros 48 jornais brasileiros. Escreve também para jornais do México, Argentina, Chile, Bolívia, Polônia, Itália, Espanha, Venezuela, Grécia, Taiwan, România, Alemanha e mais dez países.
Seu fascínio pela busca espiritual, que data da época em que, como hippie, viajava pelo mundo, resultou numa série de experiências em sociedades secretas, religiões orientais, etc.
Em 1982, editou ele próprio seu primeiro livro, Arquivos do Inferno, que não teve qualquer repercussão. Em 1985, participou do livro O Manual Prático do Vampirismo, que mais tarde mandou recolher por considerá-lo “de má qualidade”.
Em 1986, fez a peregrinação pelo Caminho de Santiago, na Espanha, e, a partir dessa experiência marcante, escreveu O Diário de um Mago – O Peregrino, em 1987. No ano seguinte, publicou O Alquimista, que se transformaria no livro brasileiro mais vendido em todos os tempos. Outros títulos se sucederam: Brida (1990), As Valkírias (1992), Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei (1994), Maktub (coletânea das melhores colunas publicadas na Folha de S. Paulo, 1994), uma compilação de textos seus em Frases (1995), O Monte Cinco (1996), O Manual do Guerreiro da Luz (1997), Veronika Decide Morrer (1998), e O Demônio e a Srta. Prym (2000), a coletânea de contos tradicionais em Histórias para Pais, Filhos e Netos (2001), Onze Minutos (2003), O Gênio e as Rosas – ilustrado por Mauricio de Souza (2004), O Zahir (2005), Ser como um rio que flui (2006), A Bruxa de Portobello (2007), O Vencedor está só (2008) e O Aleph (2010).
Paulo Coelho conseguiu ter três títulos ao mesmo tempo nas listas de mais vendidos na França, Brasil, Polônia, Suíça, Áustria, Argentina, Grécia, Croácia. De acordo com a revista francesa Lire, foi o segundo escritor mais vendido do mundo em 1998. Autor de um trabalho polêmico, tem críticos apaixonados – a favor em contra. O escritor italiano Umberto Eco elogiou Veronika Decide Morrer na revista alemã Focus. Sua obra foi traduzida em 67 línguas e editada em mais de 150 países. Fato notável em sua vida foi o de ter sido o primeiro escritor não muçulmano que visitou o Irã desde a revolução islâmica de 1979.
Fez também a adaptação de O Dom Supremo (Henry Drummond) e Cartas de Amor de um Profeta (Khalil Gibran).
O Alquimista é um dos mais importantes fenômenos literários do século XX. Chegou ao primeiro lugar da lista dos mais vendidos em 18 países. Tem sido elogiado por pessoas tão diferentes como o Prêmio Nobel de Literatura Kenzaburo Oe, o prêmio Nobel da Paz Shimon Peres, a cantora Madonna e Julia Roberts, que o consideram seu livro favorito. A edição ilustrada pelo famoso desenhista Moebius (autor, entre outros, dos cenários de O Quinto Elemento e Alien) já foi publicada em vários países. The Graduate School of Business of the University of Chicago recomenda o romance no seu currículo de leitura. Também foi adotado em escolas da França, Itália, Brasil, Estados Unidos, dentre outros países.
Já foi fonte de inspiração de vários projetos – como um musical no Japão, peças de teatro na França, Bélgica, EUA, Espanha, Portugal, Taiwan, Turquia, Itália, Suíça. É tema de duas sinfonias: na Itália, uma peça clássica pelo italiano Irlando Danieli para o Scala de Milão, e nos EUA, onde a BMG Classics lançou o CD “A Sinfonia do Alquimista”, pelo compositor Walter Taieb, inspirada em seu enredo.
Os direitos de filmagem de O Alquimista foram adquiridos pela Warner Brothers, que está desenvolvendo o roteiro do filme Onze Minutos pela Hollywood Gang Production e Verônika Decide Morrer pela Muse Productions (VS); e Monte Cinco pela Capistrano Productions.
Paulo Coelho pertence ao Board do Instituto Shimon Peres para a Paz, é Conselheiro Especial da UNESCO para “Diálogos Interculturais e convergências espirituais” e membro da diretoria da Schwab Foundation for Social Entrepreneurship, que distribuiu anualmente um prêmio de U$ 1 milhão para empreendedores sociais.
Mantém o Instituto Paulo Coelho, uma instituição sem fins lucrativos, financiada exclusivamente pelos direitos autorais do escritor. A idéia central não é fazer caridade, mas dar oportunidade às camadas menos favorecidas e excluídas da sociedade brasileira. Desta maneira, o Instituto concentra sua verba em: a) Infância; b) Terceira Idade.
Neste momento, o Instituto Paulo Coelho apóia com ajuda financeira pessoas menos favorecidas de Terceira Idade, e é co-patrocinador do projeto Creche Escola Meninos da Luz, Lar Paulo de Tarso (favela Pavão-Pavãozinho, Rio de Janeiro), que cuida de 400 crianças.
Em setembro de 2007, a ONU nomeou o escritor Paulo Coelho seu novo Mensageiro da Paz, ao lado da princesa jordaniana, Haya, do maestro argentino-israelense Daniel Barenboim e da violinista japonesa Midori Goto. O anúncio foi feito durante a cerimônia de comemoração do Dia Internacional da Paz na sede da ONU em Nova Iorque presidida pelo secretário-geral da entidade, Ban Ki-moon.

Obras de Paulo Coelho
  1. Arquivos do inferno (1982)
  2. O Diário de um Mago (1987)
  3. O Alquimista (1988)/Brida (1990)
  4. O Dom Supremo (1991)
  5. As Valkírias (1992)
  6. Maktub (1994)
  7. Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei (1994)
  8. O Monte Cinco (1996)
  9. Cartas de Amor do Profeta (1997)
  10. Manual do Guerreiro da Luz (1997)
  11. Veronika decide morrer (1998)
  12. Palavras essenciais (1999)
  13. O Demônio e a Srta. Prym (1999)
  14. Histórias para pais, filhos e netos (2001)
  15. Onze Minutos (2003)
  16. O Gênio e as Rosas (2004)
  17. O Zahir (2005)
  18. Ser como o rio que flui (2006)
  19. A Bruxa de Portobello (2007)
  20. O Vencedor Está Só (2008)

Músicas com Raul Seixas
 
Canto para minha morte/Eu nasci há dez mil anos atrás/Gita/Al Capone/Sociedade Alternativa/A maçã/Medo da chuva/Eu também vou reclamar/As minas do Rei Salomão/Tu és o MDC da minha vida/Como vovó já dizia (óculos escuros)/Não pare na pista/Tente outra vez/Meu Amigo Pedro/A Hora do Trem Passar/Rockixe/Se o rádio não toca/Ave Maria da Rua/O Homem/Quando Você Crescer/Judas/A Verdade Sobre a Nostalgia/Rock do Diabo/Cachorro Urubu/Super Heróis/Moleque Maravilhoso/Cantiga de Ninar/Os Números/Magia de Amor/Loteria de Babilônia/As Profecias
 
Curiosidades do Mago
 
A. Paulo Coelho nasceu de um parto difícil, que obrigou a família a batizá-lo às pressas na Casa de Saúde São José, um dos seus santos de devoção.
B. O Alquimista foi o livro que permaneceu mais tempo na lista de best sellers no período de 22 de julho de 1989 a 17 de julho de 1994.
C. Embora ele já tenha revelado em várias entrevistas, e no seu livro “As Valkírias” (págs 101 e 102), vale a pena lembrar o significado do anel que ele usa no dedo anular da mão esquerda. É um anel de metal cuja forma é de uma serpente de duas cabeças, que foi entregue a Paulo Coelho no ano de 1982 pelo seu mestre na Noruega, completando a Tradição da Lua. A serpente é o símbolo da sabedoria.
D. O mais jovem detentor do título de imortal cultua hábitos simples, reza três vezes por dia: antes de dormir, ao acordar, e às 18h. No café da manhã come pão com azeite, geralmente almoça sopa, e toma açaí todas as noites.
E. O que foi a Sociedade Alternativa
 
Baixe o Alquimista em PDF AQUI
 
Fontes:Academia Brasileira de Letras/Fã-clube de Paulo Coelho/Wikipedia


         Atenciosamente
       
Opinião do Mau - Tudo de bom pra você

Seguidores