Fim do Planeta Azul

Apenas0,4% da água do mundo está disponível

Terra
A água é tão importante, que o ser humano conseguiu, inclusive, calcular de quanto dispomos: 1.386 bilhão de km3, que resulta num número impressionante, 1.386 sextilhão de litros (ou 1.386 seguido de 15 zeros).
No entanto, 97,5% são águas salgadas e apenas 2,5% (35 milhões de km3) são águas doces. Do total de água doce:




69,5% estão atualmente indisponíveis nas calotas polares, em neves eternas nas montanhas mais altas e em solos congelados;
 
Pitztal, na ÁustriaOs glaciares que abastecem a Europa de água potável perderam mais da metade do seu volume,
no século passado. Na foto, trabalhadores da estação de esqui do glaciar de Pitztal, na Áustria, cobrem o glaciar
com uma manta especial para proteger a neve e retardar o seu derretimento, durante os meses de Verão...






30,1% estão debaixo da terra, em lençóis freáticos;

ilha de Coronilla
Aldeões na ilha de Coronilla, Quénia, cavam poços profundos em busca
do precioso líquido, a apenas 300 metros do mar. A água é salobra.







0,4% está na superfície da terra, considerados não apenas rios e lagos, mas também a neblina, a umidade da superfície do solo.

rio Níger
As águas do delta do rio Níger são usadas para defecar, tomar banho, pescar e despejar o lixo.








SITUAÇÃO DA RESERVA DE ÁGUA DOCE POR PESSOA NO MUNDO

Ano Quantidade
1950 16,8 mil m3
1998 7,3mil m3
2018 4,8mil m3
Fonte: UNESCO (1999).
 
Sudão
Dois Sudaneses bebem água dos pântanos, com tubos plásticos, especialmente concebidos para este fim,
com filtro para filtrar as larvas flutuantes, responsáveis pela enfermidade da lombriga da Guiné(Dracunculus medinensis).

O programa distribuiu milhões de tubos e já conseguiu reduzir em 70% esta enfermidade debilitante.





CONSUMO DOMÉSTICO DE ÁGUA POR ATIVIDADE

Atividade Quantidade (em litros)
Descarga no vaso sanitário tradicional 10 a 16
Minto no chuveiro
Lavar roupa no tanque
15
150
Lavar as mãos 3 a 5
Lavar roupa com máquina de lavar 150
Lavar louça em lava-louça 20 a 25
Escovar os dentes com água escorrendo 11
Lavagem do automóvel com mangueira 100

Fonte: Consumo Sustentável - manual de educação (MMA/IDEC). 

 
Água suja em torneiras
Água suja em torneiras residenciais, devido ao avanço
indiscriminado do desenvolvimento.



 





A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização para Alimentação e Agricultura (FAO) classificou os países em cinco categorias. Para isso levou em consideração o volume de água renovável dividido pelo tamanho da população, começando por um mínimo de 1 milhão de litros para cada uma.
Na categoria escassez, estão os países nos quais há menos de 1 milhão de litros por pessoa anualmente — são os que se encontram em pior situação. Na categoria “água no limite” estão os países que possuem entre 1 milhão e 1,7 milhão de litros por pessoa ao ano.
O Brasil está no melhor grupo, com mais de 10 milhões de litros de água doce disponível por habitante anualmente, mas as maiores reservas estão no norte, longe das grandes cidades.
Atualmente, entre os 6 bilhões de habitantes do mundo, 500 milhões já vivem no pior grupo, em países do norte da África (como o Egito, a Líbia e a Argélia) e na Península Arábica (como a Arábia Saudita, a Síria e a Jordânia).
A Índia, com cerca de 1 bilhão de habitantes, está no grupo de “água no limite”, e a China, com mais de 1 bilhão, no grupo de “água insuficiente”.
A ONU calcula que, no ano 2050, o mundo terá uma população de 8,9 bilhões de pessoas, das quais 4 bilhões viverão em países com escassez crônica de água, o pior grupo. Nesses países, a escassez de água poderá provocar problemas graves na saúde pública e inviabilizar o crescimento da economia e a geração de empregos.
Para conseguir abastecer-se de água, os países que sofrem com a escassez utilizam diferentes métodos: o transporte por caminhões, por navios tanques e também em gigantescos sacos plásticos arrastados por navios.
A tecnologia mais promissora é a dessalinização da água dos mares e lagos salgados, que pode ser feita por meio da filtragem ou da destilação da água em usinas. De 1980 ao ano 2000, o preço do metro cúbico de água do mar dessalinizada diminuiu de 5,50 dólares para 55 centavos de dólar, e este parece ser o método que será o mais adotado.

zarparão Mar de Aral Aquele que foi o quarto maior lago do mundo, agora é um cemitério poeirento
de embarcações que nunca mais zarparão...









Outras soluções são a cobertura de encostas e áreas com plásticos para a captação de orvalho e chuva e seu armazenamento em cisternas, além do tratamento da água usada para ser reutilizada, a chamada água de reúso.

A questão é que, mantidos os atuais padrões de consumo e de danos ao meio ambiente, o quadro pode piorar muito e rapidamente: calcula-se que, em 2025, dois terços da população global - 5,5 bilhões de pessoas - poderão ter dificuldade de acesso à água potável; em 2050, já seria cerca de 75% da humanidade.



“Amigos, por tudo que vivenciamos sem demagogia ou influencia de profecias estamos chegando no fim do lindo e acolhedor Planeta azul.”

Se você ainda não deixou sua fita cair para esta realidade quem sabe ouvindo esta linda canção do Guilherme Arantes, sua sensibilidade lhe ajuda a entrar nesta guerra contra o desperdiço deste liquido da vida.

Ouça: Guilherme Arantes – Planeta Agua

 
Fonte: UN/Division for Sustainable Development



         Atenciosamente
       
Opinião do Mau - Tudo de bom pra você

Seguidores