Cardápio Musical – Ednardo(AO VIVO)

CearáFortaleza(17 de abril de 1945), nascia José Ednardo Soares Costa Souza,grande compositor e cantor brasileiro Ednardo.Dos dez aos 15 anos Ednardo estudou piano com professores particulares e aos 23 começou a prender violão como autodidata.Ednardo é formado em em química pela Universidade Federal do Ceará.
Iniciou a carreira na década de 1970 ao lado de seus conterrâneos Fagner, Belchior e Amelinha.
Ednardo é compositor e autor de mais de trezentas e cinquenta obras e canções entre as quais a canção "Pavão Mysterioso", tema da novela Saramandaia. Letra e música composta no tempo da repressão e ditadura militar no Brasil. Gravada em 1974 e o grande público teve conhecimento em 1976, após a música ser incluída como abertura da novela Saramandaia. Esta música possui mais de 20 regravações, é considerada sagrada pelos índios do Xingu nos rituais religiosos, tem regravações na Europa orquestrada por Paul Mauriat; por grupos chilenos—Inti-Aymará e Nacha --, por Elba Ramalho, Ney Matogrosso, por bandas de rock e maracatu, e muitos outros. A composição seria mais tarde adotada como hino do orgulho GLS Também utilizada por outros tantos como hino à liberdade, a beleza humana e sua capacidade de realizar a vida acima das aparentes impossibilidades. Todos estes fatos ampliam a música em todos parâmetros e a coloca como uma das fundamentais na obra de Ednardo, junto a outras, tais como: "Terral", "Ingazeiras", "Beira-Mar", "Artigo 26", "Enquanto Engoma a Calça", "Longarinas", "Ímã", "A Manga Rosa", "Flora", "Carneiro" etc, formando um precioso conjunto de obras deste artista.
Ednardo tem como característica marcante o uso da batida do Maracatu do Ceará (existe maracatu no Ceará!) em algumas de suas músicas mais conhecidas, como Pavão Mysteriozo, Beira-Mar, Terral, entre outras.Costumo dizer que o “Brasil” leia-se a maquina não gosta da cultura, mais sim do dinheiro, quem não se enquadra some, quem se enquadra mesmo sem talento e conteúdo permanece com raras exceções é logico.
Cantores como Ednardo,Amelia,Belchior, etc que afloram na veia criatividade e talento, perderam campo para mediocridades como Ivete Sangalo, Claudia Leite e outros descartáveis que rondam nossos sensíveis ouvidos.
É a “Maquina” realmente detona qualquer um que não se predispõe a massificar a cultura da tolice, pena nossa juventude esta inserida na mediocridade musical. Será meu Deus que um dia este Brasil ficará livre deste latifúndio de besteirol?
Meus amigos, deixo pra vocês a letra e o vídeo de uma obra de arte brasileira, mais especificamente cearense que muito orgulha a real cultura do Brasil.
Neste cardápio musical de hoje apresento Ednardo, no vídeo ele faz parceria com um raro talento atual Zeca Baleiro.

Terral(Letra)
Eu venho das dunas brancas
Onde eu queria ficar
Deitando os olhos cansados
Por onde a vida alcançar

Meu céu é pleno de paz
Sem chaminés ou fumaça
No peito enganos mil
Na Terra é pleno abril

Eu tenho a mão que aperreia, eu tenho o sol e areia
Eu sou da América, sul da América, South America
Eu sou a nata do lixo, eu sou o luxo da aldeia, eu sou do Ceará

Aldeia, Aldeota, estou batendo na porta prá lhe aperriá
Prá lhe aperriá, prá lhe aperriá
Eu sou a nata do lixo, eu sou o luxo da aldeia, eu sou do Ceará

A Praia do Futuro, o farol velho e o novo são os olhos do mar
São os olhos do mar, são os olhos do mar
O velho que apagado, o novo que espantado, vento a vida espalhou
Luzindo na madrugada, braços, corpos suados, na praia falando amor.
Fonte: Wikipedia


         Atenciosamente
       
Opinião do Mau - Tudo de bom pra você

Seguidores