Os 10 Maiores Extremos Altimétricos da Terra

 

Pontos mais altos

1. Monte Everest “8850M” /Nepal/China (Tibete) /Ásia

Monte Everest

O Everest (ou Evereste) é a montanha mais alta do mundo. Está localizado na cordilheira do Himalaia. Situa-se na fronteira entre o Nepal e o Tibete (China). Em nepalês, o pico é chamado de Sagarmatha (rosto do céu), e em tibetano Chomolangma ou Qomolangma (mãe do universo).

2. Aconcágua “6959M” /Mendoza/Argentina/América do Sul

Aconcágua

O monte Aconcágua - Sentinela de Pedra - tem 6 962 metros de altitude, e é simultaneamente o ponto mais alto das Américas, de todo o Hemisfério Sul e o mais alto fora da Ásia. Fica localizado nos Andes argentinos, a cerca de 112 km da cidade de Mendoza. Está localizado no Parque Provincial Aconcágua, cuja entrada fica próxima ao povoado de Puente del Inca.

3. Monte Mckinley “6194” /Alasca/Estados Unidos/América do Norte

Monte Mckinley

O monte McKinley, também conhecido como Denali (do dena’ina: o grande), localizada no Alasca, Estados Unidos da América, é a montanha mais alta da América do Norte, com seus 6 187 metros de altitude.McKinley, é o nome dado a esta montanha que originalmente na língua dena´ina se chama Denali. Foi renomeado pelos americanos de McKinley.

4. Kilimanjaro “5895M” /Tanzânia/ África

Kilimanjaro

O monte Kilimanjaro (Oldoinyo Oibor, que significa montanha branca em Masai, ou Kilima Njaro, montanha brilhante em kiswahili), localizado nas coordenadas 3º07' S e 37º35' E, no norte da Tanzânia, junto à fronteira com o Quénia, é o ponto mais alto de África, com uma altitude de 5 891,8 m no Pico Uhuru. Este antigo vulcão, com o topo coberto de neve, ergue-se no meio de uma planície de savana, oferecendo um espetáculo único.

5. Monte Elbrus “5642” /Rússia/Europa

Monte Elbrus

O monte Elbrus (russo Эльбрус) é a montanha mais alta da Europa. É um estrato vulcão extinto localizado na parte ocidental da cordilheira do Cáucaso, na Rússia, perto da fronteira com a Geórgia. O Cáucaso, junto com os Urais, por convenção histórica unicamente (e sem base geográfica), é considerado a fronteira entre a Europa e a Ásia.

Pontos mais Baixos

1. Fenda Subglacial Bentley “-2555M” /Antártica/Polo Sul

Fenda Subglacial Bentley

A Fenda Subglacial Bentley é uma grande trincheira na Antártida, 80° s, 115°W. A 2555 metros (8,383 pés) abaixo do nível do mar, é o mais baixo ponto na superfície da terra não coberta por oceano, embora coberto por gelo. É semelhante em tamanho à nação do México.

2. Mar Morto “-418M” / Israel/Jordânia/Ásia

Mar Morto

O Mar Morto (em hebraico: ים המלח, Yam ha-Melah; em árabe: البحر الميت,Al Bahr al Mayyit) é um lago de água salgada do Oriente Médio.Com uma superfície de aproximadamente 1050 km2, correspondente a um comprimento máximo de 80 quilômetros e a uma largura de máxima de 18 km, é alimentado pelo Rio Jordão e banha a Jordânia, Israel e a Cisjordânia.

3. Lago Assal “-156M” /Djibouti/África

lago Assal

O lago Assal é um importante lago formado na cratera de um vulcão extinto situado na região de Tadjourah, fronteiro à região de Dikhil, no Djibuti, na África, e representa o ponto de menor altitude da África, a cerca de 155 metros abaixo do nível do mar. Tem uma área aproximada de 54 km².É considerado o lago mais salgado do mundo e, devido a esta característica, é um local frequentado pelos beduínos e caravanas etíopes que usam o sal como moeda de troca.

4. Laguna del Carbón “-105M” /Argentina/América do Sul

Laguna del Carbón

Laguna del Carbón (em português lagoa do Carvão) é o ponto de menor altitude da América do Sul. Está a 105 metros abaixo do nível do mar, e fica localizado na província de Santa Cruz, na Argentina. É também o sétimo ponto mais baixo do mundo.Devido a sua maior proximidade do centro da Terra, a força da gravidade é maior nesse ponto, de modo que um relógio de pêndulo que não seja corrigido, irá avançar 24 segundos em um dia

5. Death Valley “-86M” / Califórnia/ Estados Unidos/América do Norte

Vale da Morte

O Vale da Morte (em inglês: Death Valley), é uma árida depressão localizada ao norte do Deserto de Mojave, nos Estados Unidos, na Califórnia. Estende-se por aproximadamente 225 km, ao longo da fronteira da Califórnia com o estado de Nevada, a aproximadamente 160 km oeste de Las Vegas. O Vale da Morte é famoso por seu clima extremamente quente. Seu ponto mais baixo, localizado em 36° 13.961' N, 116° 46.700' W, está localizado a 86 metros abaixo do nível do mar.

Vale destacar: O ponto  mais distante do centro da terra é relatado extensamente para ser o summit( A parte superior; o ponto mais alto.)de Chimborazo (devido à terra que não é uma esfera perfeita), em 6.384.4 quilômetros (3.967 milhas). (O summit de Everest está em 6.382.3 quilômetros (3.966 milhas).) Entretanto, Huascarán é um contendor muito próximo, dentro 7 ft) do erro medido de 2 medidores (, se cada montanha relatada a altura estiver correta.


Minha Assinatura Digital3[7]

Seguidores