Frases Verdadeiras – Bono Vox

Vi uma pixação escrita num muro: "Deus está morto" (Nietzsche). Escrevi abaixo: "Nietzsche está morto" (Deus). Bono Vox

Bono Vox

Dublin, Irlanda 10de maio de 1960 nascia Paul David Hewson, ativista, líder do U2.

De pseudônimo Bono, “é uma adaptação de Bona Vox, uma marca de aparelho auditivo que em Latim traduz-se como "boa voz"”.

Paul passou sua infância no bairro de Pallymun, subúrbio de Dublin. Ele cresceu entre duas religiões: seu pai era protestante e sua mãe católica. Sempre fala sobre a dificuldade de lidar com isso num país com conflitos étnicos e religiosos tão exacerbados quanto à Irlanda. Quando tinha 14 anos e perdeu a mãe, seu lado rebelde se acentuou e ele passou a andar com um grupo chamado "The Village", onde conheceu Gavin Friday, seu melhor amigo e hoje consultor do U2.

Por volta da década de 50, um vidente disse a Iris Hewson mãe de Bono, que esta iria ter dois filhos, e que um deles, com a inicial P, seria famoso qualquer que fosse o caminho que seguisse. Destino ou acaso, a 10 de Maio nasceu Paul Hewson, mais conhecido por Bono, que de facto se viria a tornar numa das personalidades mais relevantes do mundo da música e não só.

Ícone do pop/rock mundial, Bono, apesar de ser um performer, nunca deixou suas raízes cristãs. Em toda sua carreira como líder do U2, Bono sempre escreveu músicas que refletissem os ideais cristãos tendo, inclusive, feito uma apresentação para o Papa João Paulo II. É fã declarado do grupo musical Celtic Woman formado pelas quatro vocalistas irlandesas - Chloë Agnew, Lisa Kelly, Lynn Hilary e Alex Sharpe - e a violinista Mairead Nesbitt. Bono tendo raízes protestantes não esqueceu seu lado materno e gravou recentemente a música "Leave On Me" juntamente com o cantor Kirk Franklin e demais cantores do meio gospel.

No final dos anos 80, quando o fervor político dos U2 ameaçava tornar-se numa caricatura, a banda rumou a Berlim com o objetivo de produzir um som inovador. Como resultado, Bono também alterou a sua imagem e a sua presença em palco. Mudou o cabelo, passou a usar óculos escuros grandes e característicos muito regularmente e o seu guarda-roupa passou a ser constituído principalmente por calças e blusão de cabedal negro. Este visual era característico do alter-ego The Fly, a derradeira estrela do rock dos concertos da ZooTV. Nesta digressão também surgiu Mirrorball Man, uma paródia aos evangelistas da televisão, mas sem dúvida que o alter-ego mais significativo foi Mr. MacPhisto. Este usava um fato dourado, botas brilhantes e cornos vermelhos e era uma versão corrupta de The Fly no futuro. No entanto, apesar de toda a mudança, no fundo Bono ainda era um idealista furioso.

Se tornou um símbolo na luta contra a pobreza no continente Africano, ajudando as pessoas que lá vivem e necessitam de ajuda a saírem da miséria.

Depois da Elevation Tour que terminou em 2001, Bono tornou-se ainda mais numa figura pública. Desde então viaja frequentemente para África fazendo campanha na luta contra a SIDA. Esteve presente na Casa Branca, e George Bush afirmou ser ele a razão pela qual os EUA estavam a doar 5 biliões de dólares para a ajuda internacional.
Apesar dos privilégios do seu estilo de vida, Bono continua a ter uma personalidade generosa e genuína que impressiona tanto os amigos como os fãs, o tipo de pessoa que poderia estar numa sala cheia de celebridades e sair para falar com fãs sobre música. Vive com Ali e seus quatro filhos em Dublin.
Assim, nas palavras de Paul McGuiness “Quando eu conheci o Bono, pensei que ele era descendente em linha direta de Mick Jagger, Frank Sinatra, Elvis Presley e de todos os grandes vocalistas que eu já vi. A minha mulher diz que ele é uma “força da natureza” e isso foi o que ele demonstrou ao longo dos anos. Mesmo quando era miúdo tinha uma grande proporção de charme e carisma. Se ele é tão agradável e divertido como parece? Eu penso que ele vive a vida em cheio e goza-a ao máximo”.

Fontes:U2pt/Wikipedia


 
         Atenciosamente

       

Opinião do Mau - Tudo de bom pra você

 

Seguidores