Frases Verdadeiras – Ayrton Senna

“Trabalhei muito para chegar ao sucesso, mas não conseguiria nada se Deus não ajudasse.”

“Brasileiro só aceita título se for de campeão. E eu sou brasileiro.” Ayrton Senna da Silva


Em 21 de março de 1960, nascia um dos maiores orgulhos desta pátria, Ayrton Senna da Silva. Ayrton Senna era a alegria, a diversão, o exemplo, o verdadeiro orgulho de ser brasileiro. piloto brasileiro de Fórmula 1, três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Foi também vice-campeão no controverso campeonato de 1989 e em 1993. Morreu em acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994.
Filho de um empresário do ramo metalúrgico, Ayrton Senna da Silva desde cedo interessou-se por carros de corrida.
Aos quatro anos, ganhou de presente um pequeno kart de 1 HP, com o qual começou a brincar no pátio da empresa de seu pai. Três anos depois, passou a treinar no kartódromo de Interlagos, em São Paulo.
Com oito anos, Ayrton Senna correu pela primeira vez num kart profissional, competindo com adultos. Em 1974, foi campeão paulista na categoria júnior, conquistando o título de campeão brasileiro na mesma categoria no ano seguinte.
Conquistou diversos títulos no kart, chegando a campeão sul-americano, e foi duas vezes vice-campeão mundial, em 1979 e 1980. Em novembro desse ano, Ayrton Senna fez testes para ingressar na equipe Van Dieman, de Fórmula 1600, na Inglaterra. Participou de diversas competições, obtendo várias vitórias. No ano seguinte, por um breve intervalo, voltou ao Brasil, disposto a assumir os negócios na empresa de seu pai, mas logo retornou à Inglaterra.
Dedicado e competitivo ao extremo,ele afirmava sempre que não se contentava em ser o segundo melhor, mesmo que isso significasse o fim da corrida para ele. O seu companheiro de Williams, Damon Hill, sugeriu que Senna "prefere bater no seu oponente do que ser derrotado". Cruzou algumas vezes a linha do fairplay, sendo a sua mais famosa atitude na penúltima prova de 1990, o GP do Japão. Na pole position, Senna, que até então liderava o campeonato mundial, deliberadamente não deixou que o rival Alain Prost (então segundo colocado no campeonato) o ultrapassasse na primeira curva da corrida. Ambos os carros se tocaram e saíram rodando para a caixa de brita; a saída de Prost garantia o título a Senna, o que se confirmou em duas ou três voltas após a decisão da direção de prova em não interromper a corrida. Este acidente no Japão foi considerada por muitos uma revanche do ano anterior em que Prost, desta vez em primeiro lugar no campeonato, fez a mesma coisa com Senna, que precisava vencer a corrida para ter alguma chance no mundial. A colisão tirou Prost da corrida e Senna conseguiu continuar, mas foi desclassificado por cortar caminho numa chicane. Essa manobra deu a Prost o título mundial de 1989. Em 1991, também no Japão, Senna conquistou seu terceiro campeonato mundial com o segundo lugar na prova. Na entrevista com os três primeiros colocados, declarou que 1990 havia sido uma final triste para o campeonato e que sua decisão de não deixar Prost ultrapassá-lo na primeira curva devia-se ao fato da direção de prova ter se recusado a alterar a pole position do lado de dentro da pista para o lado de fora. Em sua visão a pole position (que havia sido conquistada por ele em 1990 no Japão) possuía uma desvantagem por estar do lado sujo da pista, o que o teria feito perder a primeira posição para Prost logo após a largada.
No dia 1o de maio Senna liderava a prova no circuito de Ímola, na Itália, quando saiu da pista na curva Tamburello e bateu no muro de proteção a 300 km/h. Foi socorrido na pista. Quando a equipe médica chegou, porém, o piloto já estava em coma.
No dia 4 de maio de 1994, seu corpo chegou ao Brasil. Consternada, a população de São Paulo assistiu ao cortejo fúnebre que foi do aeroporto à Assembléia Legislativa. Coberto com uma bandeira do Brasil, o corpo do campeão foi velado por milhares de pessoas, recebendo honras de Chefe de Estado. Em dez anos de Fórmula 1, Ayrton Senna disputou 161 corridas, venceu 41 e conquistou 62 pole positions (primeira posição de largada). O impacto de sua morte ainda hoje entristece os brasileiros. “A morte do Ayrton Senna deixou o Brasil atordoado, órfão de um ídolo exemplar, vencedor, integro e de coragem. Ayrton Senna habitará sempre o coração de todos os brasileiros e muitos do mundo inteiro.”Mairink
Curiosidades do Ayrton Senna
v Ayrton Senna dizia que falava com Deus quando fazia a curva Eau Rouge, no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica.
v Senna era um piloto muito agressivo na pista e bastante tímido fora dela. Ele também era muito religioso, tanto que, antes de cada GP, ele tinha como costume ler alguma passagem da bíblia.
v Senna teve um romance com a apresentadora de programas infantis Xuxa. Ela inclusive ficou inconsolável no velório do brasileiro, apesar da relação entre ambos ter acabado há muitos anos.
v No início de carreira, o piloto se chamava "Ayrton da Silva", usando o sobrenome de seu pai. Posteriormente, ele mudou o sobrenome paterno pelo materno e passou a se chamar "Ayrton Senna".
v Em uma entrevista para a revista italiana Autosprint, Ayrton Senna afirmou que o companheiro de equipe mais competitivo que teve foi Johnny Cecotto.
v Ayrton Senna é um dos poucos pilotos (Jim Clark, Juan Manuel Fangio, Nigel Mansell, Damon Hill, Michael Schumacher, Niki Lauda, e Alain Prost) de Fórmula 1 que tem um fã clube fora de seu país: França, Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Japão "adotaram" o piloto como ídolo.
v Em 1989, Senna largou na primeira fila em todas as corridas da temporada.
v No jogo de vdeogame Project Gotham Racing 4 (PGR4), é possível guiar uma moto criada em homenagem a Senna, a MV Agusta F4 Senna.
v Tina Turner já dedicou uma música a Ayrton Senna. Em 1993, ela cantou You're simply the best (Você é simplesmente o melhor) ao lado do piloto.
Música que você pode conferir Em nosso player Agora
Tina Turner - Simply the Best .mp3
Found at bee mp3 search engine
Memorial do herói Ayrton Senna
Fontes: NetSaber/Wikipédia


         Atenciosamente
       
Opinião do Mau - Tudo de bom pra você

Seguidores