Frases verdadeiras - Platão

Platão.jpeg"Os filhos dos homens, dentre todos os animais jovens, são os mais difíceis de serem tratados." Platão 

Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga. Um dos filósofos que mais influenciaram a cultura ocidental, Platão, cujo nome verdadeiro era Aristócles, nasceu de uma família rica, envolvida com políticos.
Muitos estudiosos de sua obra dizem que o grego ficou conhecido como Platão por causa do seu vigor físico e ombros largos ("platos" significa largueza).
Este importante filósofo grego nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347a.C.
É considerado um dos principais pensadores gregos.
Aos vinte anos, Platão travou relação com Sócrates - mais velho do que ele quarenta anos - e teve oito anos do ensinamento e da amizade do mestre.
Quando discípulo de Sócrates e ainda depois, Platão estudou também os maiores
pré-socráticos. Depois da morte do mestre, Platão retirou-se com outros
socráticos para junto de Euclides, em Mégara.
Visitou o Egito, a Itália meridional, a Sicília, onde conheceu Dionísio o Antigo.
Caído, porém, na desgraça do tirano pela sua fraqueza, foi vendido como escravo.
Libertado graças a um amigo, voltou a Atenas,onde foi o fundador de uma academia primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles.
Pela tradição familiar, o seu destino deveria ser a política. Mas, a experiência dos políticos que governaram Atenas por imposição de Esparta (404AC/403 AC), entre os quais estavam dois de seus tios, fez Platão afastar-se dessa forma de política.
De acordo com o filósofo, uma cidade-modelo deveria distribuir os seus habitantes em três segmentos: os sábios deveriam pertencem à ordem dos governantes, os corajosos, que deveriam zelar pela segurança, à ordem dos guardiões, e os demais, responsáveis pela agricultura e comércio, fariam parte da ordem dos
produtores.
Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos.
Aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar.
Para os alunos de classes menos favorecidas, Platão dizia que deveriam buscar em trabalho a partir dos 13 anos de idade. Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens.

Fonte: Wikipédia

Seguidores