Tela azul da morte


É grande, azul e enche sua tela – é o abominável Falha geral de proteção do Windows. Se você recebe GPFs (General Protection Fault) com freqüência, seu PC talvez tenha duas ou mais DLLs atrasando sua vida. Não tema. Pegue suas luvas e seus óculos de proteção: vamos mergulhar no Windows e ver o que está causando o problema.

1. Desinstale aquele programa novo. Se seu PC pifar ou travar depois que você instalar um programa novo, desinstale-o; o computador talvez volte ao normal.
2. Verifique DLLs. Dynamic link libraries são pequenos programas usados – e compartilhados com freqüência – por muitos aplicativos Windows. Primeiro procure DLLs duplicadas, compare as versões e se livre das antigas. Agora sigas estas etapas.




Na área de trabalho do Windows, pressione F3, o que traz a caixa Localizar: Todos os Arquivos. Certifique-se de que a opção Incluir subpastas esteja marcada e o campo Examinar mostre Meu Computador. Digite *.dll no campo Nome. A janela de resultados ficará atulhada de arquivos. Classifique-os selecionando Exibir-Detalhes e clicando no cabeçalho Nome. Dica de pesquisa: Para facilitar sua busca, primeiro procure as DLLs que causam a maioria dos problemas, em geral, arquivos começando com as seguintes letras: BWCC, CO, CTL, MFC, MSV e OLE. Use o truque do curinga (wild card) e acrescente *.dll depois de cada conjunto de letras, por exemplo, MFC*.dll.
3. Compare e elimine entradas duplicadas. Clique com o botão direito do mouse em cada arquivo duplicado, selecione Propriedades e clique na guia Versão. Compare as versões (aposto que os arquivos com números de versão maiores vão estar na pasta Windows\System). Lembre-se: a data não importa, o essencial é o número da versão.
4. Renomeie DLLs. Se você descobrir uma DLL com um número de versão mais baixo na pasta de um aplicativo e na pasta Windows\System, não a apague. Selecione o arquivo e pressione F2 para renomear a extensão do arquivo para .d_l. Isso impede que a antiga versão do DLL seja carregada e obriga o programa a procurar a DLL correto na pasta System. Após a cerimônia de rebatismo de cada DLL, dê novo boot no PC. Se tudo estiver bem, renomeie mais DLLs antigas.
Atalho: Faça o download de uma cópia de DLL Checker (www.vb2java.com/sw.html), um programa shareware que encontra e destaca DLLs duplicadas, facilita e agiliza a renomeação de DLLs.
Bookmark and Share

Seguidores