Cardápio musical - Black Sabbath
Black Sabbath um dos maiores dinossauros do heavy metal.
Surgiram em 1968 Reino Unido(Birmingham),Ozzy Osbourne (vocais), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) foi sua formação original.
Numerosas mudanças nesta formação houve com o passar dos tempos sendo que Iommi sempre permaneceu fixo.
Black Sabbath ao lado do Led Zeppelin são considerados uns dos primeiros grupos de heavy metal,varios grandes grupos como:Deep Purple e Judas Priest, Iron Maiden, Motorhead e Metallica. Se aportaram também neste som,todos com memoraveis sucessos.
O Black Sabbath em trinha anos(1970/2000) venderam mais de 100 milhões de cópias.
A estreia do Black Sabbath foi um grande sucesso,o disco, para muitos, foi a inauguração de um rock mais original, tanto no sentido sonoro, mais pesado, denso e distorcido; quanto no que se refere às letras.
Paranoid, o segundo trabalho do grupo até hoje é o maior sucesso comercial(primeiro nas colocações inglesas; sete discos de platina e um de ouro) destaca-se ai as canções:"Paranoid", "Iron Man", "Electric Funeral" e "War Pigs"
Em 1972 varias alterações no som,devido a uma contaminação do rock progressivo traz em Black Sabbath Vol. 4 uma das mais lindas baladas do grupo "Changes" que você conferir na nossa postagem "Black Sabbath - Changes Live".
Em 1979, devido à irreversível conflito com outros membros da banda, Osbourne foi despedido pela sua tendência para o abuso de drogas e álcool. Após a saída de Osbourne, o grupo não apresentou uma formação sólida, atingindo muitas vezes, o ponto de instabilidade.
Após a sua saída, ele foi substituído por Ronnie James Dio, ex-vocalista das bandas Elf e Rainbow.
O primeiro álbum com Dio, Heaven and Hell, foi um grande sucesso, permitindo que o grupo voltasse nas paradas, e nas vendas foi o melhor resultado da banda desde 1975, com as canções "Neon Knights", "Heaven and Hell", "Die Young" O álbum também foi marcado pela entrada de Geoff Nicholls nos teclados.
A turnê do disco revelou, muito mais tarde, também sobre o carisma do novo cantor, a sua excelente voz e talento. Também durante o tour, Bill Ward teve que sair por razões pessoais (seus pais morreram, um após o outro, com os grandes problemas com álcool),e foi concluída por Vinny Appice (irmão de Carmine Appice, famoso baterista de Vanilla Fudge, Rod Stewart e King Kobra).
Foi durante esta excursão que Dio fez o famoso gesto de "chifres", posteriormente adaptado como uma espécie de "sinal de reconhecimento" pelos amantes do metal. No entanto, a paternidade deste gesto é o tema do debate, uma vez que também foi reivindicada por Gene Simmons do Kiss.
A saída do Vinny Appice e de Ronnie James Dio, deu instabilidade na banda. Para o papel do baterista, Cozy Powell foi contratado, mas a resposta foi negativa. Esta lacuna foi preenchida pelo oportuno regresso de Bill Ward, porém encontrar um novo vocalista foi mais difícil do que o esperado. Foram adicionados Nicky Moore do Sanson e John Sloman da Lone Star, mas não foram tomadas.Iommi queria ter David Coverdale do Whitesnake em sua banda, mas o cantor recusou a proposta.
Assim, a investigação realizada por Iommi e Butler é orientada para o Ian Gillan (ex-Deep Purple), que naquele momento estava livre de qualquer compromisso.
A associação entre Gillan e Sabbath foi apelidada, ironicamente por muitos jornais, como "Black Purple", o nome dado pela fusão de Black Sabbath e Deep Purple. Posteriormente foi tomada a turnê, e Ward se retirou novamente, e foi substituído por Bev Bevan (ex-Electric Light Orchestra). No final, Gillan volta ao Purple, no momento da nova reunião. Além destas mudanças principais o Black Sabbath teve varias outras ao longo da sua existência.
Confusões a parte Black Sabbath é sem sombra de duvidas um dos maiores fenômenos da música de todos os tempos.
Quer um presente?Ouça aqui Black Sabbath - Born Again
Fonte de consulta:Wikipedia