Ditador cibernético do futuro

Aos poucos e com enorme maestria estamos sendo encurralados numa teia digital.

As inocentes redes sociais penetram lenta e paulatinamente nas entranhas da nossa identidade social, familiar, amorosa e pior na nossa identidade financeira e profissional.

Como se não bastasse, estão formando o caráter da nossa juventude que tudo “sabem e nada sabem” por mera teimosia da idade. Idade que o protesto é símbolo de rebeldia, quem um dia não passou por isto.

Vejam bem que algumas redes sociais levam seus usuários entrelaçarem em vínculos de  amizade, parentesco e profissional, ou seja estão passando nossa vida a limpo.

Se você se protege, seu amigo ou parente involuntariamente o expõe.

Quando o mundo assustar, será tarde pois estaremos despidos envoltos ao círculo das redes sociais e obviamente ao poder de algum ditador cibernético do futuro.

Vejamos alguns impactos atuais destas redes:

  • Adolescentes que utilizam Facebook com maior frequência demonstram mais tendências narcisistas
  • Adolescentes que tem uma forte presença no Facebook demonstram outras tendências tais como comportamento antissocial e sinais de agressividade.
  • Uma excessiva utilização de tecnologia e media tem um efeito negativo na saúde dos adolescentes tornando-os mais propensos à ansiedade, depressão bem como outros distúrbios psicológicos, tornando-os mais suscetíveis a futuros problemas de saúde.
  • A utilização de Facebook é uma distração podendo afectar o processo natural de aprendizagem. Estudos revelaram que alunos do ensino secundário e do liceu, que visitaram o Facebook  por menos uma vez num período de estudo de 15 minutos, tiveram notas mais baixas

Segundo Gil Giardelli, professor da pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e concordo em numero e grau existe dualidade nas pessoas nas redes sociais: o tímido se torna expressivo, e pessoas que no convívio são agradáveis e educadas ficam agressivas". Para ele, a vontade de chamar a atenção é uma das explicações. Um levantamento feito pelo Facebook mostra que usuários que fazem mais críticas são os que recebem mais comentários. Para o especialista em planejamento estratégico digital Felipe Morais, os internautas se surpreendem com o comportamento alheio porque, na verdade, acabam trazendo para o seu convívio pessoas que não conhecem a fundo. "Eu mesmo tenho mais de 800 contatos no Facebook, mas posso dizer que realmente conheço uns 15.” Um levantamento feito pelo Yahoo Research mostra que apenas 0,05% dos usuários do Twitter conseguem chamar a atenção.

Isto é uma gota d’agua se mirarmos um futuro onde todos nossos passos poderão ser monitorados pelo que chamo “Ditador cibernético”, só de imaginar arrepio pois ditadura alguma traz boas lembranças a humanidade. Reflitamos sobre isto, antes que o amanha não permita raciocinar.

Blogger Labels: Ditador,redes,juventude,Adolescentes,Facebook,comportamento,tecnologia,Yahoo,Twitter,ditadura,humanidade,cibernético,profissional

Seguidores