Eu digo sim!
O medo de viver faz parte da vida de muita gente. Será que temos mesmo motivos para temer a solidão ou somos influenciados pelos pensamentos dos outros? A sociedade nos impõe a idéia que morar sozinho ou não ter um parceiro é algo negativo. Mas se você for bem decidido quanto a essa situação, nada o impedirá de se sentir bem.
Muita gente está sozinha porque prefere e consegue viver perfeitamente nessa condição. As pessoas precisam entender que a felicidade só depende de nós. Essa história de que precisamos encontrar alguém ou estar sempre junto à família é coisa do passado. Devemos compreender que cada um tem uma forma de se sentir melhor, e quem prefere viver só deve deixar o preconceito de lado e ser feliz.
Existe um mito de que só é possível viver bem se estivermos cercados de gente e que viver só é um reflexo de uma incapacidade para atrair um amor. Não é porque a pessoa escolhe viver sozinha que ela é incapaz de amar e ser amada. Se não tomarmos cuidado, podemos nos deixar levar pelo preconceito e começar a fazer julgamentos. Sempre vamos pensar que o vizinho tem uma casa cheia de gente, enquanto quem vive só tem apenas a televisão como companheira.
Quem encara o fato de viver só de uma maneira bem resolvida, já tem meio caminho andado para encontrar a felicidade. É preciso entender que viver sozinho não é sinônimo de solidão. As pessoas que não são casadas ou moram sozinhas por qualquer outro motivo, podem muito bem encontrar a família e os amigos e ter uma ótima relação. Até porque, também existe o outro lado: existem pessoas que vivem rodeadas de gente, são até casadas e estão sempre sentindo solidão.
Ficar sozinho pode ser muito saudável para quem souber aproveitar. Quem vive sozinho tem uma grande chave para buscar o equilíbrio e o autoconhecimento. Claro que não é preciso se isolar do mundo, até porque devemos viver sempre com moderação. Mas, viver numa casa muito cheia e sempre perto dos amigos pode prejudicar o recolhimento de pessoas que, no fundo sentem essa necessidade de estar só, ao menos de vez em quando.
O recolhimento, às vezes, é essencial para decidirmos os rumos da nossa vida e ativar a criatividade. Outra situação muito comum de acontecer é quando terminamos um relacionamento e queremos ficar sós por um tempo. Muita gente fala mal dessa atitude e diz que é preciso um novo amor. Isso vai depender de cada um, pois não podemos esquecer que momentos de reflexão são importantes para fazermos as escolhas certas.
Viver sozinho não é vergonha! Pelo contrário, é uma oportunidade de crescimento. Se você está passando por isso, aceite bem a sua situação e viva sem medo.
Algunhas verdades do viver só:
1-Quem foi que disse que é impossível ser feliz sozinho
Vivo tranqüilo, a liberdade é quem me faz carinho.
2-Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.
3-A arte de viver é simplesmente a arte de conviver ... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!
4-A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo.
“A pior solidão é aquela que se sente quando acompanhado”
Fonte: Zastros