Cardápio Musical
Olá amigos! Venho hoje falar de uma das poucas bandas de rock dos anos 90s, a encher-me os olhos. Trata-se de Coldplay esta banda inglesa de rock alternative que surgiu em Londres no ano de 1998. Chris Martin (vocais, teclados, guitarra Jonny Buckland (guitarra), Guy Berryman (baixo) e Will Champion (bateria, vocal de apoio e outros instrumentos), este é o quarteto Coldplay.
O quarteto formado por Chris Martin, Jonny Buckland, Guy Berryman e Will Champion é mais uma das bandas produto de universidades. Martin e Buckland se conheceram em setembro de 1996, logo nos primeiros dias de aula na University College London (UCL). A dupla passou o resto do ano universitário planejando formar uma banda e começaram a se apresentar como Pectoralz. Guy Berryman, um colega de Martin e Buckland, mais tarde se juntou ao grupo. Em 1997, o grupo, mudou seu nome para Starfish e se apresentando localmente em Camden em pequenos clubes. Martin também tinha recrutado o seu antigo amigo de escola Phil Harvey, estava estudando os clássicos em Oxford, e hoje é o empresário da banda.
Começo árduo
A banda poderia ficar no ostracismo total, como vários outras, mas conseguiu um lance de sorte: resolve lançar um single, Safety, apesar de só possuírem dinheiro para 500 cópias. Distribuíram o single entre familiares e amigos, e também para gravadoras como BMG e Parlophone (gravadora de Beatles e Radiohead), que depois veio a contratá-los. Eles ainda lançam outro single, Brother & Sisters, pelo pequeno selo Fierce Panda. Já pela Parlophone lançam o EP The Blue Room, com tiragem de 5000 cópias, e que hoje é disputado na mão entre os fanáticos e colecionadores. São ainda lançados (com muito sucesso), o single das belíssimas "Shiver" e "Yellow". Não tinha mais como não acontecerem.
Pois é, eles conseguiram um estouro maior. Lançaram seu primeiro disco, o ótimo Parachutes, lançado a 10 de julho de 2000, chegando ao primeiro lugar das paradas no Reino Unido. O clipe de "Yellow" toca sem parar na MTV e a banda se consagra como o destaque maior no V-2000, festival de verão da Inglaterra. Parachutes vende mais de um milhão de cópias, trazendo às paradas outros sucessos, como "Trouble", "Shiver" e "Don't Panic". O público se apaixona pela bela voz de Chris e a guitarra quase oriental de Jon, com solos e riffs transcendentais. O vocalista chega a afirmar que o Colplay é uma das 10 melhores bandas do mundo. Eles ainda tiveram tempo pra se lançar numa bem sucedida turnê americana e ganharam o Grammy em 2002, por melhor álbum alternativo.
Coldplay no Rock in Rio 2011
Segundo matéria divulgada no Jornal Nacional da Rede Globo, o COLDPLAY é mais um grupo confirmado para o Rock in Rio em 2011. A banda SKANK também foi confirmada para o evento. O COLDPLAY se apresentará no dia primeiro de outubro. Mais de 62 mil ingressos para o evento já foram vendidos. Fonte desta informação: G1
Protesto: Pena este evento mesclar o bom gosto à brega.
Discografia
Curiosidades da banda
1. Apesar da popularidade mundial do Coldplay, a banda manteve-se como protetor de suas músicas para não serem usadas na mídia, recusando-se a sua utilização para endossos dos produtos. No passado, os Coldplay recusaram vários contratos milionários da Gatorade, Diet Coke, e Gap, que queria usar as canções "Yellow", "Trouble", e "Don't Panic" respectivamente. De acordo com o vocalista/pianista Martin, “Nós não seríamos capazes de viver com nós mesmos se vendêssemos os significados das músicas que gostamos”.
2. Durante os primeiros anos, o Coldplay se tornou amplamente conhecido nos meios de comunicação e dedicaram 10 por cento dos lucros da banda para a caridade, que eles continuam a fazer.
3. A banda também pede que todos os donativos destinados a eles sejam doados para a caridade, de acordo com uma resposta na seção FAQ do site do Coldplay.
4. A turnê Viva La Vida já foi vista por quase três milhões de pessoas em 25 países. Entre eles, Inglaterra, Noruega, Áustria, Itália, Bélgica, Austrália e Nova Zelândia.
5. Nos camarins, o quarteto gosta de ter jarras de mel, flores naturais, suco de maçã, gengibre e refrigerante de gengibre.
Amigos, já ouvi muita música bonita nesta vida, mais esta canção do Coldplay intitulada de Clocks é muito linda, fala serio da vontade de ouvi-la repetidas vezes não?
Por isto trouxe-lhes este maravilhoso vídeo, onde a interpretação do vocalista é simplesmente irretocável.
Com vocês, Coldplay – Clocks
Tradução
Clocks(Relógios)
Confusão que nunca acaba
As paredes que se fecham e os relógios que fazem barulhos
Vou
Voltar e te levar para casa
Eu não poderia parar, que agora você sabe
Cantando
Apareça sobre meus mares
Malditas oportunidades perdidas
Eu sou
Uma parte da cura?
Ou eu sou uma parte da doença?
Cantando
Você é, você é
Você é, você é
Você é, você é
E nada mais se compara
Não, nada mais se compara
E nada mais se compara
Você é, você é
Lar, lar para onde eu queria ir
Lar, lar para onde eu queria ir
Lar (Você é), lar para onde eu queria ir
Lar (Você é), lar para onde eu queria ir.
Fontes: wikipedia/whiplash