A fantasmagórica nebulosa de uma T Tauri

T Tauri

Neste dia 26 de março de 2011, a NASA como sempre destacou uma incrível imagem de uma estrela T Tauri, mais uma imagem de ficar horas e horas se indagando, sobre como é divino, “o divino”, o grande espaço sideral.

As estrelas T Tauri são um tipo de estrelas variáveis irregulares nomeadas a partir do objeto prototípico do grupo, a estrela T Tauri. São estrelas jovens que ainda não entraram na sequência principal (estrelas pré-sequência principal). Encontram-se perto de nuvens moleculares e se identificam pela variabilidade estelar e presença de linhas intensas na sua cromosfera.

A estrela amarelada próxima ao centro nesta notável foto telescópica é T Tauri, protótipo da categoria de estrelas variáveis chamadas T Tauri. Próximo dela está uma nuvem de poeira cósmica amarelada historicamente conhecida como Hind´s Variable Nébula (NGC 1555). A cerca de 400 anos-luz de distância, na borda da nuvem molecular, ambas, estrela e nebulosa, são vistas variar significativamente em brilho, mas não necessariamente ao mesmo tempo, adicionando com isso o mistério desta intrigante região. Estrelas do tipo T Tauri são agora reconhecidas como jovens(Menos que poucos milhões de anos de idade), tipo Sol, ainda em estágios iniciais de formação. Para complicar o quadro ainda mais, imagens em infravermelho sugerem que a própria T Tauri faz parte de um sistema múltiplo com a nebulosa Hind´s contendo vários objetos estelares jovens.

Imagem & Creditos: Adam Block , MT. Lemmon SkyCenter , U. Arizona


Minha Assinatura Digital3[7]

Seguidores