Sobral, 26 de outubro de 1946, nasce Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, ou simplesmente Belchior. Cantor, Compositor, pintor, desenhista, caricaturista e quase medico. Este cearense de sobral, filho de músicos amadores, foi bastante influenciado pelos cantores do rádio dos anos 50. Mais tarde trabalhou como programador de rádio e nos anos 60 participou de festivais de música no Nordeste, se aproximando de outros músicos cearenses como Fagner e Ednardo. Em 1971 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde conheceu Sérgio Ricardo, que possibilitou a gravação de "Mucuripe", sua parceria com Fagner.
Foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso nacional.
Durante sua infância no Ceará foi cantador de feira e poeta repentista. Estudou música coral e piano com Acaci Halley. Foi programador de rádio em Sobral, e em Fortaleza começou a dedicar-se à música, após abandonar o curso de medicina.
Sua composição "Na Hora do Almoço" cantada por Jorge Melo e Jorge Teles, venceu o Festival Universitário e marcou sua estréia com um compacto. Mas foi a inclusão de duas de suas composições ("Como Nossos Pais" e "Velha Roupa Colorida") no show de Elis Regina que o projetou como compositor, sendo gravado de Jair Rodrigues ("Galos, Noites e Quintais") a Vanusa ("Paralelas"). Teve outros sucessos como "Apenas um Rapaz Latino-americano", "Tudo Outra Vez" e "A Palo Seco".
Em 1972 Elis Regina gravou sua composição Mucuripe (com Fagner). Atuando em escolas, teatros, hospitais, penitenciárias, fábricas e televisão, gravou seu primeiro LP em 1974, na gravadora Chantecler. O segundo, Alucinação (Polygram, 1976), consolidou sua carreira, lançando canções de sucesso como Velha roupa colorida, Como nossos pais (depois regravadas por Elis Regina ) e Apenas um rapaz latino-americano. Outros êxitos incluem Paralelas (lançada por Vanusa), Galos, noites e quintais Regina (regravada por Jair Rodrigues) e Comentário a respeito de John (homenagem a John Lennon) gravado por ele e pela cantora Bianca. Em 1983 fundou sua própria produtora e gravadora, Paraíso Discos, e em 1997 tornou-se sócio do selo Camerati. Sua discografia inclui Um show – dez anos de sucesso (1986, Continental) e Vicio elegante (1996, GPA/Velas), com regravações de sucessos de outros compositores.
Discografia
- 1971 - Na Hora do Almoço (Copacabana - Compacto)
- 1974 - Mote e Glosa (Continental - LP)
- 1976 - Alucinação (Polygram - LP/CD/K7)
- 1977 - Coração Selvagem (Warner - LP/CD/K7)
- 1978 - Todos os Sentidos (Warner - LP/CD/K7)
- 1979 - Era uma Vez um Homem e Seu Tempo / Medo de Avião (Warner - LP/CD/K7)
- 1980 - Objeto Direto (Warner - LP)
- 1982 - Paraíso (Warner - LP)
- 1984 - Cenas do Próximo Capítulo (Paraíso/Odeon - LP)
- 1987 - Melodrama (Polygram - LP/K7)
- 1988 - Elogio da Loucura (Polygram - LP/K7)
- 1991 - Divina Comédia Humana (MoviePlay - CD)
- 1993 - Bahiuno (MoviePlay - CD)
- 1996 - Vício Elegante (Paraíso/GPA/Velas - CD)
- 1999 - Auto-Retrato (BMG - CD)
- 1999 - Alucinação
Atenciosamente Opinião do Mau - Tudo de bom pra você |