Zona sul de Glasgow, onde surgiu esta talentosa banda de rock escocesa no final da década de 70.Life In a Day (1979) e Reel to Real Cacophony, do mesmo ano, foram seus primeiros discos, mais sucesso mesmo só em 1985 graças ao filme “The Breakfast Club”.Don’t You Forget About Me Foi o começo de tudo para o simple Minds, esta música rejeitada por Brian ferry do (Roxy Music) também não muito bem vista pela banda, mais aceita apesar do Simple Minds acha-la muito comercial.Fizeram então um belo arranjo e mandaram ver, conclusão a música estoura mundialmente trazendo bons frutos, excursões com estádios lotados, fazendo o Simple Minds até concorrer com o poderoso U2 na época.
Aproveitando-se de sua nova popularidade, o Simple Minds lançou seu disco mais admitidamente comercial, Once Upon a Time, que foi feito especialmente para agradar às sensibilidades stadium rock ("rock de estádio") do público americano. Desprezado pelos fãs mais antigos, porém acolhido por milhões de novos ouvintes, e bem-recebido pela crítica, o álbum atingiu o primeiro lugar na Grá-Bretanha e o décimo nos Estados Unidos, ainda que "Don't You (Forget About Me)" não constasse do disco. A banda deixou claro em entrevistas antes do lançamento do álbum que não a incluiriam, acreditando que ela poderia desvalorizar as outras canções, que eles acreditavam ter capacidade de sustentar o disco por seus próprios méritos.
Simple Minds se lança ao lado politico no final dos anos 80
Depois deste longo período de turnês, o Simple Minds voltou ao estúdio e gravou um álbum politicamente carregado, Street Fighting Years, lançado em 1989. O primeiro single do álbum, a canção "Belfast Child", de seis minutos, baseada na canção tradicional celta "She Moved Through the Fair", primeiro single da banda a atingir a primeira posição nas paradas do Reino Unido, o single também foi uma expressão da banda de seu apoio à campanha pela libertação do refém irlandês Brian Keenan, seqüestrado pelo Jihad Islâmico. O álbum chegou à primeira posição e recebeu elogios da crítica, incluindo as raras cinco estrelas da Q Magazine. [Street Fighting Years recebeu uma crítica menos positiva da Rolling Stone], que não viu com bons olhos o refrão positivo da letra de "Mandela Day". Segundo o crítico Mark Coleman: “... ao cantar "Mandela's free, Mandela's free" ("Mandela está livre, Mandela está livre"), repetidamente, no refrão celebratório da canção, Kerr cria a impressão tragicamente errônea de que Nelson Mandela já foi libertado da prisão - exatamente o que as autoridades em Pretória gostariam que acreditássemos. Quando ele finalmente canta "Set Mandela free" ("Libertem Mandela!"), já próximo ao fim da música, a frase chega três minutos atrasada." "This is Your Land" foi escolhida como o principal single para os Estados Unidos, porém mesmo com a participação especial nos vocais do ídolo da banda, Lou Reed, o single não conseguiu deixar alguma marca nas paradas pop. Após um show em Brisbane, Austrália, no fim de 1989, o tecladista Mick MacNeil abandonou a banda, citando preocupações com sua saúde. Aquele ano também marcou a primeira e única que vez que o grupo foi a principal atração num show no Estádio de Wembley, onde tiveram como banda de apoio outras bandas escocesas como The Silencers, Texas e Gun.
No cardápio musical de hoje vamos curtir a canção Don’t You Forget About Me, “a rejeitada”, se assim podemos dizer desta linda canção.